Gestão Comercial

Gestão Comercial

Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/3 de 15/06/2016
(Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma).


Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo capacitar o aluno para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do Comércio de Varejo, utilizando as mais modernas técnicas de Gestão, baseadas em conceitos de administração e de Tecnologia de Informação, visando ao melhor atendimento ao cliente.
Essas técnicas proporcionarão a otimização do mix de produto, da administração de estoques, da logística de distribuição, da sistemática de preços e promoções, das negociações, da pesquisa de mercado, do comércio eletrônico, do respeito aos direitos do consumidor e de outras técnicas associadas ao comércio de varejo, permitindo o planejamento e controle de resultados.


Atividades Principais

• Conhecer as operações básicas do varejo;
• identificar as informações necessárias para otimizar as operações do varejo, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações;
• estruturar os produtos em grupos para uso da técnica de administração por categoria de produtos;
• definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição;
• analisar o perfil dos clientes para otimização do mix de produtos;
• analisar e definir métodos de fixação de preços que assegurem os parâmetros preestabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra;
• analisar negociações para definição de planejamento tributário;
• analisar a concorrência para definição de preços e de promoções;
• analisar e implantar sistemas de comércio eletrônico.


Mercado de Trabalho

• Gerente de Loja
• Gerente de Operações
• Analista de Resultados
• Supervisor de Operações